STEWART SUKUMA

STEWART SUKUMA

Considerado o mais internacional e um dos mais dinâmicos músicos da actualidade moçambicana e um símbolo da cultura de Moçambique, comprometido com divulgação da música do seu país no mundo, convidado para importantes tournées em África, Europa, Ásia, Estados Unidos, América Latina e Caraíbas.

Paralelamente à sua carreira musical é apresentador de programas de televisão ligados ao Turismo, Cultura e Artes em Moçambique (RTP e STV) e activista social por causas humanitárias tendo sido o primeiro Embaixador da Boa Vontade da UNICEF em Moçambique.

Ingressou na Berklee College of Music, Boston, Massachusetts, tornando-se o primeiro moçambicano a entrar nesta instituição de ensino superior de música e onde é membro do Comité Africano de Avaliação e Consultor do "African Scholars Program" desta instituição.

Com a Banda Nkhuvu (fundada pelo músico) ou a solo, foi convidado para importantes tournées em África, Europa, Ásia, Estados Unidos, América Latina e Caraíbas
Ao longo do seu percurso profissional gravou discos com participações de conceituados músicos de todo o mundo e partilha palco com os maiores nomes da música internacional tais como, Lee Ritenour, Ivan Linz, Gilberto Gil, Luis Represas, João Gil, Paulo de Carvalho, Ana Moura, Hugh Masekela, Oliver Mtukudzi, Mark Knofler, Abdullah Ibrahim, Paulinho da Costa, Bonga e Lokua Kanza.

Actuou em grandes salas de espectáculo de África, América Latina e toda a Europa sendo, no Coliseu dos Recreios de Lisboa, em 2014, o primeiro moçambicano a realizar um espectáculo próprio numa verdadeira festa, com sala cheia. O Teatro Ibirapuera, Itaú Cultural, SESC Pinheiros em São Paulo, Brasil foram outros espaços emblemáticos onde já se apresentou bem como em grandes teatros do Norte da Europa.

Algumas das suas músicas fazem actualmente parte de bandas sonoras de telenovelas (TVI Portugal) e cinema Sul Africano, numa longa metragem de 2016 onde se estreou como actor num papel Cameo.

Em 2012, Sukuma, registou a sua marca própria "Stewart Sukuma" na área de acessórios de moda tornando-se no primeiro artista moçambicano a trilhar esse caminho.

Em 2016 foi nomeado pela Caetano Formula o primeiro embaixador da marca Renault em Moçambique.

É Sócio-Administrador da Stewart Sukuma, Lda. empresa com uma actividade intrínsecamente ligada à área cultural, produção e organização de eventos e serviços de consultoria, faz o manangement da carreira deste artista e que tem, por outro lado um envolvimento profundo em projectos de responsabilidade social onde actua na promoção da formação, educação e valorização do património cultural material e imaterial de Moçambique com parceiros oriundos de diferentes actividades empresariais, instituições governamentais e não governamentais, nacionais e estrangeiras. 

Músico mais premiado em Moçambique e grande impulsionador da Marrabenta, destaca-se recentemente a Condecoração com o Grau de Oficial da Ordem de Mérito do Infante D. Henrique pelo Presidente da República de Portugal, Professor Marcelo Rebelo de Sousa (2016).

OUTRAS INFORMAÇÕES
RELACIONADOS
PUB