PAULO VARELA

Nota Biográfica de Paulo José Lopes Varela

Paulo Varela, 48 anos, colaborador da GALP Energia SA., desde Novembro de 2014, actualmente com as funções de Administrador (COO Galp East Africa) da Galp Marketing International SA., e, em acumulação, de Presidente do Conselho de Administração da Petrogal Moçambique e de Administrador da Galp Swaziland.

No âmbito associativo, exerce, em representação da Galp Energia SA, a função de Presidente da Assembleia Geral da CCIPA – Câmara de Comércio e Indústria Portugal Angola, e ainda, em nome próprio, de Vice-Presidente do Conselho Geral da Câmara de Comércio Portugal Moçambique.

Anteriormente, durante um pouco mais de duas décadas, exerceu funções diversas de gestão no Grupo Visabeira SGPS SA, em diversas das suas unidades de negócio (infraestruturas, energia, telecomunicações, construção, imobiliária, turismo), em múltiplas geografias (Moçambique, Angola, Emiratos Àrabes Unidos, Esapnha, França, Alemanha), tendo cessado a sua ligação à empresa em Outubro de 2014, altura em que exercia as funções de Vice-Presidente do Conselho de Administração.

Entre Novembro de 2009 e Maio de 2014 exerceu também funções de Presidente do Conselho de Administração da Vista Alegre Atlantis, S.A.

Assumiu ainda funções não executivas em diversos Conselhos de Administração, nomeadamente na Portugal Telecom, no PCI – Parque de Ciência e Inovação Aveiro SA, na Gevisar SA, no Banco Único (Moçambique), entre outras.

Foi também, entre Novembro de 2014 e Maio de 2017 Presidente da Direcção da CCIPA, e ainda Presidente do Conselho Directivo do Associação para o Polo das Tecnologias, Informática, Telecomunicações e Eletrónica (TICE.PT), Membro do Conselho Geral da AEP e do Conselho de Curadores da AIP e vogal da Direcção da AIRV – Associação Empresarial da Região de Viseu.

Licenciado em Direito, na área de ciências jurídico-empresariais, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, frequentou o programa de Gestão Estratégica e Criação de Valor da School of Business and Economics da Universidade Católica de Lisboa em 2008, e o PADE (Programa de Alta Direcção de Empresas) da AESE em 2013-2014 e tem diversas outras pós-graduações em Marketing, Gestão e Direção de Empresas.