PAULO ALEXANDRE SOUSA

Paulo Alexandre Duarte de Sousa, natural de Lisboa, onde nasceu em Agosto de 1967.

É quadro do Grupo Caixa Geral de Depósitos, maior banco do sistema financeiro português, desempenhando, desde 2013 e até ao momento presente, as funções de Presidente da Comissão Executiva do Banco Comercial e de Investimentos, S.A. (BCI).

No mesmo âmbito, desempenha as funções de Presidente do Conselho de Administração da Interbancos e de Presidente do Conselho de Gerência da IMOBCI, empresa imobiliária do Grupo BCI. É, ainda, Administrador da Sociedade Interbancária de Moçambique S.A. (SIMO).

Na esfera da Caixa Geral de Depósitos, desempenhou, entre outros, os seguintes cargos nas empresas do Grupo:
• Presidente do Conselho de Administração:
o Wolfpart, SGPS;
o Cibergradual, S.A..

• Vice-Presidente do Conselho de Administração:
o Fundger – SGFII, S.A.;
o Caixa Imobiliário, S.A.;
o IMOCAIXA, S.A.;
o SOGRUPO IV – Gestão de Imóveis, S.A..

• Administrador:
o Fidelidade-Mundial – Sociedade de Gestão e Investimento Imobiliário, S.A.;
o CaixaTec – Tecnologias de Comunicação, S.A.

Possui vasta experiência na Área imobiliária, sendo responsável pela implementação da Direção de Financiamento Imobiliário e pela Direção de Financiamento e Negócio Imobiliário da Caixa Geral de Depósitos, S.A..

Assumiu, durante vários anos, a presidência da Comissão Organizadora do Salão Imobiliário de Portugal (SIL), maior evento do género realizado no País.

Tem participado, enquanto orador convidado, em várias conferências, nacionais e internacionais, subordinadas com temáticas relacionadas com a sua actividade profissional e competências académicas.

Tem escrito, a convite, artigos de opinião em vários jornais e participado em estudos relacionados com as mesmas temáticas.
Foi, durante vários anos, o representante de Portugal no Economic Affairs Committee, promovido pela European Mortgage Federation (EMF);

Foi o responsável pela implementação e gestão do Fundo de Desenvolvimento Urbano, no âmbito da Iniciativa Comunitária JESSICA, iniciativa promovida e desenvolvida pelo Banco Central Europeu.

A par da sua actividade profissional, lecionou, durante vários anos, em várias Escolas, Institutos Superiores e Universidades, nas áreas da Matemática, Marketing Financeiro, Gestão e Imobiliário.

RELACIONADOS
PUB
CORPORATE