MURADE MURARGY

Nascido a 10 de Maio de 1946, em Moçambique, pai de cinco filhos, é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, em Portugal.


Depois dos estudos, ingressou, em 1976, no Ministério dos Negócios Estrangeiros de Moçambique como Conselheiro Jurídico no Gabinete de Estudos, Planificação e Informações até 1980. Nesse ano, assumiu o cargo de Diretor para Assuntos Jurídicos e Diretor Nacional de Protocolo, sendo, em 1984, empossado Diretor das Organizações Internacionais e Conferências. Nesse mesmo ano, iniciou a carreira diplomática ao ser nomeado Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário na República Francesa e não Residente na República Federal da Alemanha, Confederação Suíça, República da Tunísia, do Gabão, do Mali, da Costa do Marfim, do Senegal, República Islâmica do Irão e da Palestina.


Em França, assumiu ainda os cargos de Delegado Permanente junto à UNESCO, em Paris, e como Representante Permanente junto das Nações Unidas (ONU), em Genebra, permanecendo nestas funções até 1995, ano em que aceitou o desafio de regressar a Moçambique para, nos dez anos seguintes, ocupar o cargo de Secretário-Geral da Presidência da República de Moçambique com estatuto de Ministro de Estado.


Em 2006, torna-se Embaixador no Brasil, Argentina, Chile Paraguai, Uruguai e Venezuela e seis anos depois chega ao cargo de Secretário Executivo da CPLP, onde deu continuidade ao "excelente trabalho que tinha sido já feito por cada um dos anteriores responsáveis pelo cargo" e emprestou a sua energia a novos desafios.


Actual Embaixador de carreira diplomática da República de Moçambique.

RELACIONADOS
PUB