JOAQUIM TOBIAS DAI

Joaquim Tobias Dai nasceu em Maputo, Moçambique em 1980. Fez formação básica no Colégio Militar de Lisboa, Portugal e é licenciado em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

 

Depois de fazer o ensino primário e primeiro ciclo em Maputo, Joaquim Dai entra para o Colégio Militar em 1993 onde conclui o 12º ano em 2001 e o Curso Geral de Miliciano. Em Outubro de 2001 inicia o curso de Gestão no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade Técnica de Lisboa, que conclui em 2006.

 

Em 2007 regressa a Moçambique, integra-se na AMECON – Associação Moçambicana de Economistas, e forma a sua empresa Trust Holding – Consultoria, Investimento e Gestão de Participações empresariais. No mesmo ano forma, em parceria com o então Grupo Promosoft (actual Grupo Exictos), a Promosoft Moçambique, Lda. (actual MZ Exictos, Lda), e assume a posição de Administrador Executivo até aos dias de hoje. Ainda em 2007 é convidado pelo então Ministro da Ciência e Tecnologia para ser Assessor Económico Externo do Ministro e do MICTI – Mozambique ICT Institute (Instituto Moçambicano de Tecnologias de informação e Comunicação), onde ajuda na concepção, pesquisa e estabelecimento do Parque de Ciência e Tecnologia de Maluana o primeiro Parque Tecnológico do país. Em 2010 funda a Trust Energy Solutions, para soluções inteligentes de energias renováveis. Em 2011 é eleito presidente do Conselho de Gestão da AMECON - Associação Moçambicana de Economistas e em 2012 é convidado para Director da Revista EXAME Moçambique. De 2012 a 2014 foi sócio e CEO da Micaúne Logística, uma parceria com o grupo internacional de logística Port & Rail Investment Company. Em 2016 é convidado para Administrador da Infra Engeneering – Construção e Engenharia e, também, Administrador da Concessionária Estradas do Zambeze. Em 2017 assume a posição de Presidente do Conselho de Administração da empresa Estradas de Moçambique – Gestão de Concessões Rodoviárias e funda a empresa Trust Health – Saúde e Bem-Estar.

 

Entre 2005 e 2017 fez estágios profissionais da GCT – Comércio e Distribuição (antiga Grula) e no Grupo Promosoft (actual Grupo Exictos).

 

Ocupou vários cargos de responsabilidade como CEO do Grupo Meridian32, Director de Marketing e Vendas e Líder da Comissão Instaladora do Banco Letshego, Presidente da Assembleia Geral da Prio Food Moçambique e Administrador da Martifer Solar Moçambique.

 

Joaquim Tobias Dai é Professor Convidado do ISG – Lisboa e conferencista, com especial realce para o ramo da economia, gestão e empreendedorismo.

OUTRAS INFORMAÇÕES
CV JOAQUIM TOBIAS DAI
RELACIONADOS
PUB
CORPORATE