GUSTAVO CARDOSO

Gustavo Cardoso é Professor Catedrático de Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL, investigador associado no CADIS (Centre d'Analyse et d'Interventions Sociologiques), no College d'Études Mondiales na FMSH em Paris e no CIES-IUL em Lisboa. Coordena a participação portuguesa na rede global (África, Ásia, Américas, Oceania e Europa) do World Internet Project. Foi membro do Innovation Lab da Annenberg School of Communication da University of Southern California e foi, também, Professor visitante no IN3, em Barcelona. Na áreas da avaliação de projectos e estudos da ciência tem colaborado com a FCT e A3ES, com a rede europeia COST, com a European Science Foundation, com o European Research Council e diferentes áreas da European Research Area-DG Research.

Actualmente dirige o Doutoramento de Ciências da Comunicação do ISCTE-IUL bem como as Pós graduações em Jornalismo e Organização e Inovação em Média do ISCTE-IUL. Ainda no ISCTE-IUL coordena o Laboratório de Ciências da Comunicação e o Barómetro de Notícias e também o Observatório Europeu do Jornalismo. É, igualmente, membro do Conselho Directivo do OberCom (Observatório da Comunicação) e Editor do Journal OBS e Preside à Secção de Estatisticas Sociais do CSE.

As suas análises de reflexão sobre a política, economia e cultura portuguesas incluem "O Poder de Mudar" (Tinta da China, 2014) e a organização da obra " Inovar Portugal: 20 ideias para 2020" (Campo das letras, 2005). Entre as suas obras no domínio dos estudos da comunicação e informação incluem-se "Os Media na Sociedade em Rede" (Fundação Calouste Gulbenkian em Portugal; FGV no Brasil; e UOC Press em Espanha) e os volumes por si coorganizados "Sociedade em Rede: do Conhecimento à Acção Política" (INCM, 2006), "World Wide Internet: Changing Societies, Economies and Culture"s (Univ. de Macau Press, 2010), "Rescaldo e Mudança" (Esfera do Caos e Oxford University Press 2012), a "Sociedade dos Ecrãs" (Tinta da China, 2013), "O Livro, o leitor e a leitura digital" (Fundação Calouste Gulbenkian, 2015) e "A Sociedade em Rede em Portugal: dez anos de transição" (Almedina, 2015). É desde 2013 membro da rede de investigação "The Crisis of Europe" sobre as transformações políticas, culturais e económicas em curso nas sociedades europeias e na União Europeia.

Foi consultor da Presidência da República Portuguesa entre 1995-2005 na Assessoria para a Educação, Ciência e Juventude e, posteriormente, na área da Sociedade de Informação e Telecomunicações. Tendo, entre 2006 e 2012, sido Vice-Presidente no Conselho de Administração da Agência de Notícias LUSA.

Cronista regular na TVI, publica também semanalmente no site TVI24 o Barómetro de Notícias e a sua análise sobre temas emergentes na actualidade política, economia e cultural.
Nasceu em 1969 em Lisboa, onde vive.

RELACIONADOS
PUB
CORPORATE