DANIEL TRAÇA

Daniel Traça é professor catedrático de economia na Nova School of Business and Economics (Nova SBE), e atualmente diretor daquela instituição.
Licenciado em Economia na UNL e doutorado na Columbia University (Nova Iorque), foi professor no INSEAD (França e Singapura) e na Solvay Brussels School (Bélgica), durante um longo período de expatriação, entre 1991 e 2008.
"Dotado de um estilo muito próprio, desempenhou um papel fundamental na restruturação da oferta académica da Nova SBE, antecipando as exigências de um mercado único do ensino superior, na sequência da Reforma de Bolonha. Conforme referiu o seu antecessor, José Ferreira Machado, na sua última comunicação enquanto diretor, "Daniel Traça foi o grande responsável pela viragem da escola em prol e ao serviço dos alunos" e é um rosto a quem estes reconhecem grande proximidade.
Como Diretor, Daniel Traça vai conduzir a Nova SBE na mudança para o novo Campus em Carcavelos. "Vamos trabalhar com a qualidade e determinação que nos são reconhecidas para transformar o projeto do novo Campus num elemento de transformação da economia e da sociedade portuguesas. Acredito no papel transformador de um ensino assente na qualidade, exigência e exposição internacional. Uma escola de negócios global em Portugal pode catapultar o talento, as empresas e a investigação portuguesas ainda mais longe no seu reconhecimento global", afirmou Daniel Traça.
Estima-se que, em 2020, o ensino superior constitua uma das maiores indústrias exportadoras em Portugal e o nascimento de uma escola de negócios global, com as características do Campus da Nova SBE em Carcavelos, potencia a concretização dessa visão estratégica. Essa visão inclui uma ligação às economias africanas que falam o português, com um enfase no desenvolvimento local através da investigação e do ensino. O centro NovAfrica, por exemplo, desenvolve uma agenda de investigação ambiciosa sobre a economia moçambicana.