ALBERTO MAGASSELA

Alberto Mateus Manja Magassela nasceu em Maputo em 1966. Graduou-se como técnico médio pedagógico de Matemática e Física pelo Instituto Médio Pedagógico de Maputo em 1989. Licenciou-se em Engenharia Informática, pela Universidade Lusófona do Porto em 2014. Em 2018, na mesma instituição, sob a orientação do Professor Doutor David Lamas, prestou as provas de Mestrado em Engenharia de Software e Sistemas de Informação, com apresentação de uma tese intitulada "Tecnologias de Informação e Comunicação Para o desenvolvimento ICT4D".

Iniciou a sua carreira profissional como docente de Matemática e Física, em Maputo, na Escola 25 de Junho em 1990, tendo lecionado em diversas outras escolas até 1995.

Paralelamente em 1990 iniciou a atividade, como ator profissional no Grupo de Teatro Mutumbela Go-Go do Teatro Avenida em Maputo.

Em 1995 radica-se em Portugal e dedica-se exclusivamente ao teatro, integra em 1996 o elenco da peça de teatro "Dom Duardos", de Gil Vicente pelo Teatro Nacional São João. Já em Portugal, integra vários elencos de diversas companhias de Teatro entre Porto e Lisboa, participa como ator em diversos projetos de cinema e televisão.

Em 2008 foi representante da comunidade moçambicana em Portugal no Conselho Consultivo do Alto Comissariado Para o Diálogo Intercultural, cargo que ocupou até 2012.

Desde 2019, ano em que iniciou o Doutoramento em Artes Dos Media, na Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias de Informação, no Porto, dedica-se à docência em termos profissionais.

Atualmente leciona pelo Ministério da Educação, as unidades curriculares de Tecnologias de Informação e Aplicações Informáticas.

RELACIONADOS
PUB
CORPORATE