PERFIL

PERFIL
  • CUIDADOS PALIATIVOS EM MOÇAMBIQUE
  • DESCRIÇÃO SUMÁRIA
    Os Cuidados Paliativos são parte integrante da gestão de todos os pacientes com doença incurável transmissível e não-transmissível permitindo a todos estes uma morte com dignidade. Em Moçambique, apesar do acesso aos cuidados de saúde serem ainda um grande desafio houve necessidade de estruturação dos serviços e modelos assistenciais. A Unidade da Dor do Hospital Central de Maputo criada em 2007 e reestruturada para Unidade da Dor e Cuidados Paliativos em 2019, surge em resposta ao aumento progressivo dos doentes com HIV/SIDA e cancro, com dor total e em sofrimento intenso. Dos doentes oncológicos nos principais Hospitais em Moçambique, mais de 80% se apresentam com dor intensa.
    Nossa missão é melhorar a qualidade de vida dos doentes crónicos oncológicos e não oncológicos, e o atendimento ao domicílio constitue nossa prioridade para os doentes mais debilitados e em fim de vida.
    Esta Unidade é a primeira à nivel dos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) com estrutura própria e profissionais especializados, com atendimento diário em ambulatório, intrahospitalar e ao domicílio. Suas actividades são extensivas a província de Gaza (Xai-Xai, Chokwé, Chicumbane, Massingir e Chibuto), província de Sofala (Beira) e Nampula, em parceria com a DSF, Fundação Calouste Gulbenkian, MOPCA e ICECE. 
    FICHEIROS
    Por favor insira um email válido!
    Votou com sucesso!
    Já votou.
    Email inválido! Por favor tente novamente.
    CORPORATE