Câmara de Comércio
Portugal Moçambique
Portugal Mozambique
Chamber of Commerce
bannerccpm
 

Informação Geral

 

MAPAMoçambique, com um território de 799.390 km2, tem mais do dobro do território da Alemanha. As sua águas interiores ocupam 13.000 km2 (1,62% do território), contrastando com 5.770km2 (0,26%) da França, por exemplo, país cuja agricultura é tão próspera. 45% do território de Moçambique tem potencial agrícola: boas terras, muita água.

Mas existem também recursos energéticos: produção hidroeléctrica (Cahora Bassa) que tem potencial para sustentar necessidades nacionais e regionais, gás natural que já é exportado para a RSA, carvão (Moatize), talvez petróleo ( têm sido conferidas novas licenças para exploração em "On-Shore" e "Off-Shore").

A integração regional prossegue a ritmo acelerado: 14 países, 240 milhões de habitantes, um PIB global de 350 biliões de usd (Moçambique contribui apenas com 3%). Em 2010 a União Aduaneira deu passos importantes com abolição de muitas taxas, para 2015 prevê-se um mercado comum, para 2016 a união monetária e para 2018 uma moeda única.

Com uma população de cerca de 20 milhões de pessoas, a qual poderá dobrar nos próximos 25 anos, território imenso, potencial agrícola que permite auto-sufciência alimentar, recursos energéticos, recursos minerais, amplitude para o desenvolvimento num Mercado alargado pela integração, estabilidade política. Moçambique reúne todos os factores para ter um futuro magnífico pela frente.


Nome: República de Moçambique

Presidente: Armando Emílio Guebuza

Primeiro-Ministro: Aires Bonifácio Ali

Sistema político: Democracia Multipartidária

Data da Independência: 25 de Junho de 1975

Língua Oficial: Português

Outras Línguas Nacionais: Cicopi, cinyanja, cinyungwe, cisenga, cishona, ciyao, echuwabo, ekoti, elomwe, gitonga, maconde (ou shimakonde), kimwani, macua (ou emakhuwa), memane, suaíli (ou kiswahili), suazi (ou swazi), xichanga, xironga, xitswa e zulu.

Capital: Cidade de Maputo

Principais exportações: Camarão, algodão, cajú, açucar e chá

Moeda: Metical

Localização: Costa Sudoeste de África

Clima: Tropical e húmido

 


Retrato de um país em números

Mais de 50% da população moçambicana têm menos de 15 anos de idade. A taxa de analfabetismo atinge 55% dos cidadãos adultos. A economia nacional está a crescer 8% ao ano e cerca de 80% da economia advém da agricultura. O tempo médio de abertura de um negócio no país é de 13 dias. No ano passado o PIB atingiu os 9586 Milhões de dólares. O rendimento por habitante é de 428 Dólares.
As importações têm um peso de 43,2% do PIB e a balança comercial do país é equivalente a 75,3% da riqueza gerada no país. A esperança média de vida à nascença é de 49 Anos e a pobreza atinge mais de 55% da população. Cada mulher tem, em média, 5 filhos. Cerca de 2 Milhões de moçambicanos utilizam o telemóvel e apenas 600MIL utulizam a internet.
Na capital do país, em Maputo, vivem cerca de 1,9 Milhões de habitantes. 39% dos deputados foi reeleito em Outubro de 2009 como chefe do Estado e do Governo. Também em Outubro de 2009 Aires Bonifácio Ali foi eleito como primeiro-ministro. As próximas eleições presidenciais, legislativas e provinciais deverão ser realizadas, em simultâneo, no final de 2014. A actual constituição data de 30 de Novembro de 1990 e foi alterada em 1996 e 2004.
Cerca de 50% da população professa religiões tradicionais africanas.
O parque nacional de Ngorongosa tem uma dimensão de 4000KM2 e é uma das maiores atracções turísticas do país. Cahora Bassa é a maior barragem em volume de betão construída em África, tendo capacidade para produzir mais de 2000 MEGAWATTS de electricidade.
A emissão de dióxido de carbono no país não chega a 0,1 TONELADAS por habitante.
Existem no país cerca de 10 VEÍCULOS por cada quilómetro de estrada.

Fonte: Revista EXAME, edição especial Moçambique em Exame, Dezembro de 2011

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-- end .container -->